IFs e Universidades em greve por todo Brasil a partir de segunda-feira (15) - BSM | Blog Serra do Mel

Breaking News

sábado, abril 13, 2024

IFs e Universidades em greve por todo Brasil a partir de segunda-feira (15)

Professores e funcionários administrativos de várias universidades e institutos federais estão em greve, buscando aumento salarial e igualdade de benefícios com os servidores do legislativo e judiciário. Até agora, 2 institutos e 1 universidade estão em greve, 7 universidades estão em estado de greve, e 17 universidades e 2 institutos têm greve agendada para 15/4, com mais indicativos de greve após essa data. O país possui 69 universidades federais e 38 institutos federais.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) lidera a greve em três instituições, incluindo o campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O Andes propõe um aumento salarial dividido em 3 parcelas de 10,34% em 2024, 2025 e 2026, além de outro aumento de 7,06% em maio de cada ano.

O governo propõe aumentos de benefícios, como o auxílio-alimentação, com 52% de aumento, e aumentos de 4,5% nos salários em 2025 e 2026, após um aumento de 9% no ano anterior, o que totalizaria 19% de recomposição salarial. No entanto, o sindicato rejeita essa proposta, exigindo recomposição salarial já em 2024. Os servidores também demandam a revogação de leis recentes, negociar a PEC da Reforma Administrativa e implementar acordos de reestruturação das carreiras.

O Ministério de Gestão e Inovação afirma que estão em andamento negociações específicas e que 18 mesas de negociação estão abertas. O MEC também diz buscar alternativas de valorização dos servidores e participar ativamente de negociações.

Veja a lista de universidades que estão ou podem entrar em greve:

Em greve

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Rio Grande;
  • Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS);
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Em estado de greve

- Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Greve aprovada para 15/04

- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); - Instituto Federal do Piauí (IFPI); - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); - Universidade Federal de Brasília (UnB); - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); - Universidade Federal de Pelotas (UFPel); - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); - Universidade Federal de Viçosa (UFV); - Universidade Federal do Cariri (UFCA); - Universidade Federal do Ceará (UFC); - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); - Universidade Federal do Maranhão (UFMA); - Universidade Federal do Pará (UFPA); - Universidade Federal do Paraná (UFPR); - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);

Com deflagração/indicativo de greve após 15/04: - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); - Universidade Federal de Uberlândia (UFU); - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Com indicativo/construção de greve aprovada sem data de deflagração - Universidade Federal do Piauí (UFPI); - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); - Universidade Federal da Paraíba (UFPB); - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

Nenhum comentário:

Post Top Ad